Uma foto de lençóis brancos com uma xícara de café preta, um livro e uma rosa

3 etapas para reconstruir sua rotina matinal

Estou no processo de reconstruir minha rotina matinal.

Por muito tempo, tenho acordado com uma sensação imediata de opressão.

Enquanto estava deitado na cama, pensava automaticamente no que precisava fazer naquele dia e se alguém estava esperando uma resposta minha.

Adquiri o hábito de pular para o computador imediatamente, determinado a tirar o máximo que pudesse do meu trabalho para finalmente “relaxar”.

Mas você sabe como é essa história.

Você verifica sua caixa de entrada ou o Slack para ver se alguém precisa de alguma coisa, o que se transforma em uma lista completa de coisas que você não planejou. Você nem tem tempo para planejar como vai lidar com essas coisas.

Seu estômago está roncando, sua garganta parece o deserto do Saara e o cachorro está choramingando… mas você está preso onde está agora.

A pressão para fazer as coisas para que você possa se sentir “livre” é algo que parece nunca desaparecer.

E foi por isso que percebi que algo precisava mudar. Essa pressão sempre estará lá. As pessoas sempre precisarão de alguma coisa.

Mas não posso parecer um ser humano prestativo, a menos que primeiro reserve algum tempo pela manhã para mim. É sua melhor intenção fazer algo por si mesmo antes de dedicar tudo ao seu trabalho (mesmo que você trabalhe por conta própria).

Como você começa o seu dia é importante.

Tirar esse tempo para estar comigo mesmo (em vez de tentar apagar os incêndios que só existem na minha imaginação) tornou minhas manhãs mais conscientes – e estou melhor por causa disso.

Aqui estão três passos para reconstruir sua rotina matinal se você também quiser acalmar o caos e começar o dia com a mentalidade certa.

Como reconstruir sua rotina matinal

1. Defina sua intenção matinal

Eu estava cansado de me sentir ansioso todas as manhãs. Assim que eu acordasse, meu cérebro começaria a pensar nas coisas que eu precisava fazer, nos possíveis e-mails que eu poderia receber e no fato de que já estava atrasado no que queria fazer.

Eu não estava presente nas minhas manhãs.

O que eu realmente queria ao acordar era me sentir preparada para o dia, para não ter pressa. Se eu me sentisse preparado, poderia me concentrar em estar presente.

Eu me perguntei: “O que posso fazer para me sentir preparado?

Essa intenção se tornou uma diretriz que eu poderia usar para ter certeza de que estava começando o dia da maneira certa.

Como você quer se sentir durante as manhãs? Calmo, energizado, presente, despreocupado? Use isso como ponto de partida para descobrir como você pode fazer pequenos ajustes em sua rotina atual.

PS Obtenha o Daily Bliss Planner para mapear suas intenções diárias e práticas de autocuidado.

2. Sua primeira ação é importante

Quando minha primeira ação fora da cama foi verificar e-mails ou mensagens, meus dias nunca pareciam ter começado com o pé direito.

Sua primeira ação do dia cria a base para o resto do dia.

Obviamente, sua primeira ação provavelmente será sair da cama e ir ao banheiro, mas estou falando sobre o que acontece depois disso.

Uma foto de um iPad com uma colagem de cenários diferentes e a palavra “Lento”

Você quer criar o que Casey Dixon chama de “hábito de autossuficiência”.

Um hábito de Autosuporte é “algo que lhe dá um impulso de energia, uma sensação de clareza ou um pouco de estrutura para seguir no início do dia”.

Como seria esse hábito para você?

Esta primeira ação deve ser agradável e fácil, independentemente dos seus níveis de energia.

Tente fazer algo que se relacione com a intenção que você definiu para suas manhãs. Como o meu objetivo é estar preparado para o dia, posso revisar minha lista de tarefas diárias para ter certeza de que sei o que esperar.

Se o seu objetivo é ter uma manhã de paz, a sua primeira ação pode ser meditar. Se o seu objetivo é se sentir conectado, sua primeira ação pode ser conversar com alguém que você ama.

“Provavelmente você já tem hábitos que norteiam sua rotina diária. A questão é como você pode mudar esses comportamentos para estabelecer novos hábitos que sejam mais favoráveis?”

Casey Dixon

3. Reconheça o que ESTÁ funcionando

Não há necessidade de revisar completamente suas manhãs. Comece concentrando-se no que já está funcionando para você.

Que coisas você faz todas as manhãs que são boas?

Quando você sabe o que está funcionando, pode usar essas coisas como âncoras para criar novos hábitos. Além disso, você descobrirá algo sobre suas prioridades e necessidades.

Uma foto de um livro da Dior com uma vela, um copo de água e um diário colocados em cima

Aqui estão algumas coisas que já estavam funcionando para mim:

  • Leve o cachorro para passear e tome um pouco de sol (esta é, claro, a principal coisa que os médicos do sono e #biohackingbros dizem para você fazer para dormir melhor à noite)
  • Esvazie a máquina de lavar louça enquanto preparo o café da manhã. Detesto esvaziar a máquina de lavar louça, mas percebi que não demora tanto quanto penso na minha cabeça. Além disso, considero um desafio esvaziá-lo antes que meus ovos terminem de cozinhar.
  • Tomar café da manhã. Se não fizer isso, fico com medo.
  • Beba um copo de água quente/morna
  • Evite mídias sociais. Não durmo mais com meu telefone no quarto, o que significa que não consigo rolar a tela logo de cara.

Reconhecer o que está funcionando mostra o que você deve continuar priorizando, em vez de se desviar por novas ideias de hábitos brilhantes.

Como você planeja tornar suas manhãs mais conscientes?

Sua rotina matinal não precisa ser elaborada – ela só precisa ser intencional. Reserve um tempo pela manhã para ter certeza de que você pode ser a melhor versão de si mesmo pelo resto do dia.

fonte-The Blissful Mind